23 de dezembro de 2016

Transcrição

Transcrição para seus vídeos e áudios?

Transcrição Fones de Ouvido

Transcrição – Gravou aquela reunião em áudio ou em vídeo mas precisa de tudo isso documentado em texto?

Tem aquela aula em vídeo que gostaria de transformar em um e-book com as informações da aula e disponibilizar gratuitamente ou para fazer parte de um pacote pago?

Quer que uma entrevista saia no seu site para dar maior autoridade a sua empresa, mas quer isso em um post escrito à partir da gravação da entrevista?

Para todas essas e outras situações que a transcrição de áudios e vídeos são de extrema importância.

Isso é muito comum no mundo dos negócios e a burocracia as vezes nos impõem documentos em textos ou até mesmo com o início do aumento em engajamento de vídeos (2017) com as legendas fiéis ao que está sendo dito em cada momento do vídeo.

Essa prática é fundamental e parece muito simples, porém é uma atividade que consome um certo tempo, algumas técnicas podem ser usadas para uma boa e rápida transcrição, mas mesmo assim demora por volta de 10 minutos para cada minuto de vídeo ou áudio, podendo variar pela forma de se falar no áudio ou vídeo.

Você mesmo gostaria de transcrever seus vídeos ou áudios?

Alguns equipamentos são de extrema importância quando se quer fazer uma transcrição.

Primeiro de tudo é uma boa gravação, entenda que nem os profissionais e nem você irá entender tudo o que está sendo dito na gravação se o áudio não estiver claro e sem ruídos externos, como uma rua movimentada e as pessoas no vídeo falando um pouco mais baixo do que os decibéis que vem do barulho do trânsito, ou os microfones estão distantes do assunto, etc.

Segundo um bom equipamento de áudio, um bom computador capaz de reproduzir o vídeo ou o áudio por várias horas ininterruptas sem te estressar, porque as vezes transcrever, mesmo que seja você falando, é um pouco estressante e o PC dando problemas não é muito legal para a nossa calma.

Terceiro que ainda faz parte do segundo (equipamentos) porém o separei aqui pois acredito ser uma das ferramentas mais importantes para uma boa transcrição os fones de ouvido, eles tem que ter uma qualidade superior, aqueles fones de ouvido profissionais podem ser muito caros para um investimento inicial para transcrever os próprios materiais.

Mas existe uma solução, na verdade duas, a primeira é que você em posse dos equipamentos básicos para efetuar uma transcrição pode começar a fazer agora para não perder mais tempo e não ficar para trás da concorrência ou então contratar um profissional que vai fazer isso em um menor tempo e com a qualidade desejada, sem que o trabalho tenha que ser todo refeito.

Veja esse exemplo de um vídeo que eu fiz para alertar da importância das legendas nos seus vídeos nas redes sociais, que inclusive é a forma que mais vai ser utilizada pelas grandes e pequenas empresas que perceberam esse novo mercado dentro das redes sociais.